O papel do professor no sucesso do aprendizado de seus alunos

O papel do professor no sucesso do aprendizado de seus alunos

As metodologias educacionais começaram a mudar nos últimos anos e continuarão a mudar nos próximos. A tecnologia está cada vez mais incorporada no processo básico de aulas, por isso, se tornou fundamental que os professores se atualizem nas novas tecnologias e metodologias para que seus alunos tenham sucesso no aprendizado.

Para continuar com uma educação de alto nível, o professor nessa nova era digital precisa buscar continuamente estratégias diferenciadas para motivar os alunos a aprenderem. As melhores estratégias no tempo recente estão sendo as metodologias ativas.

É verdade que a tecnologia está evoluindo muito rapidamente e se tornando autônoma, no entanto, por mais que a inteligência artificial evolua ao ponto de se parecer realmente com os seres humanos, o professor continua e continuará sendo uma figura essencial para a relação ensino-aprendizagem. Independentemente da metodologia utilizada, o professor assume um papel frente aos alunos que vai além da sala de aula.

O Professor é a engrenagem principal

O professor hoje precisa ser um guia, um mentor, e um facilitador pelo qual o aluno tem acesso direcionado da maneira correta aos conteúdos e conhecimentos disponibilizados mundialmente pela internet. E para isso, o professor precisa primeiro dominar as habilidades que são essenciais para essa finalidade.

Este apoio seguro do professor, garante que os alunos não se sintam sozinhos e tenham maior segurança no processo de aprendizagem. Uma vez que a desmotivação e a evasão são reflexo do desamparo sentido por alguns alunos ao longo do período do processo educacional.

Características e ações que o professor precisa ter:

Utilização produtiva do tempo

Com o dinamismo do mundo moderno e as distrações constantes causadas pelo grande fluxo de informação gerada pelas mídias e rede sociais na internet, o poder de concentração está cada vez mais minado, por isso, é preciso utilizar eficazmente o tempo para atingir os objetivos educacionais.

Antigamente, era comum que os alunos passassem horas seguidas dentro da sala de aula, recebendo conteúdos densos e complexos, hoje, no entanto, a realidade é bem diferente.

A capacidade média de concentração dos alunos é de 20 minutos, em aulas ou palestras expositivas, segundo pesquisa realizada pela psicopedagoga americana Angela McGlynn. Logo, a otimização do tempo e a renovação do foco é fundamental para o sucesso da aula.

Dica especial de leitura para ajudar a traçar melhores estratégias para prenderem a atenção dos alunos.

Assim, os professores devem incluir estratégias para interatividade durante a aula que manterão o interesse dos alunos e garantirão a assimilação do conteúdo. A Gamificação de suas aulas é uma excelente estratégia para este objetivo.

Uso de tecnologia

A tecnologia tem aumentado exponencialmente o potencial e escalabilidade da educação. Ela permite, entre várias outras questões, que o conhecimento possa ser compartilhado rapidamente com o mundo inteiro com alguns poucos cliques.

Logo, utilizar a tecnologia nas aulas traz benefícios para os alunos e para os professores.

Com a tecnologia o professor pode, dentre outras possibilidades:

  • Manter seu conteúdo online e acessível para os alunos a qualquer tempo e em qualquer lugar que tenha conexão com a internet;
  • realização de aulas a distância de maneira síncrona e assíncrona;
  • utilização de mídias extras que enriquecem o aprendizado, como: vídeos, jogos online, blogs, etc.;
  • Ter o controle em tempo real do desempenho dos alunos;

Ouvir os alunos

Os alunos que se sentem ouvidos e compreendidos se sentem amparados e ficam mais confiantes e motivados para aprenderem. Então, professora, professor: ouça seus alunos.

soft e hard skills

O mercado de trabalho está se modernizando constantemente, profissões de linha de produção estão se esvaecendo e logo todas serão extintas.

Em breve, para qualquer profissão, as habilidades mínimas para que um candidato possa ser avaliado passarão pelas qualidades de soft e hard skills, logo, o aluno não pode começar a aprender estas características já no mercado de trabalho.

Os alunos precisam aprender no processo educacional tudo o que vai ser necessário para o sucesso no mundo do trabalho, seja para um bom emprego ou para abrir o próprio negócio, logo, o professor precisa introduzir estas qualidades em suas aulas.

Enfim, não importa o quão evoluídas sejam as próximas gerações em relação à tecnologia, o papel do professor no sucesso do aprendizado de seus alunos será sempre o mesmo: essencial.

Venha fazer parte da família OPROFNED

Vamos juntos ajuda a melhorar o mundo com Educação, amor, tecnologia e empreendedorismo.

SITE OFICIAL
BLOG OFICIAL
CANAL DO YOUTUBE
EDUCAÇÃO GAMIFICADA
DOWNLOADS FERRAMENTAS (NOVAS)
DOWNLOADS FERRAMENTAS (MODELO ANTIGO)
FACEBOOK
INSTAGRAM
LINKEDIN
TWITTER
PINTEREST
TUMBLR

Related Posts

2 thoughts on “O papel do professor no sucesso do aprendizado de seus alunos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »