9 dicas que ajudam a manter a paixão por ensinar

9 dicas que ajudam a manter a paixão por ensinar

A motivação é essencial para a realização de qualquer atividade. Sabemos que ser professor no Brasil exige uma superação que excede os desafios naturais da carreira pedagógica.

A desvalorização da carreira, a falta de reconhecimento e recursos dignos para o trabalho, e o próprio ritmo da sociedade que estimula a ignorância dos cidadãos para alimentar um consumismo desregrado de estultícias, são apenas alguns exemplos das barreiras que precisam ser vencidas no Brasil para se conseguir exercer a paixão por lecionar arraigada no coração de todo professor.

Neste contexto, a capacidade de conseguir se automotivar é um dos pilares fundamentais para o sucesso na empreitada. Segue algumas dicas que podem auxiliar no processo de criar a automotivação:

1. Definir metas pequenas

Quando estamos lecionando, quando estamos estimulando nossos alunos a se protagonizarem e construírem o espírito investigativo que constrói o conhecimento, ficamos empolgados, desejos e esperançosos que eles sintam vontade parecida com a nossa por aprender. No entanto, cada ser humano é diferente e aprende em um tempo diferente.

Para evitar a frustração gerada pela falta de interesse por parte dos alunos ou pela vagareza em seguir em frente por parte de alguns outros, trace metas pequenas para cada aula e, se necessário, para cada aluno. Procure incluir apenas tarefas alcançáveis, que você tem a certeza de que os alunos podem alcançar no dia. E vá acrescentando metas gradativamente mais desafiadoras com o tempo. Com o uso de tecnologia é fácil criar trilhas educacionais personalidades para cada aluno.

2. Registre os sucessos

Liste todos os sucessos alcançados por seus alunos, especialmente aqueles que surpreenderam você. Esta lista vai lhe servir de motivação e realimentação da esperança naqueles momentos que vai ficar desanimada/desanimado com seus alunos.

Leia, releia esta lista sempre que se sentir desmotivada/desmotivado com o aprendizado de seus alunos e procure lembrar dos sentimentos que sentiu na ocasião.

3. Cuide da saúde

A rotina de professor é altamente desgastante e consome muita energia física e mental, por isso, é preciso cuidar muito bem da saúde.

Faça exercícios regularmente. Não use a desculpa de falta de tempo para não praticar algum esporte, frequentar alguma academia ou fazer qualquer exercício que lhe promova a saúde do corpo. Se não tiver tempo, arrume tempo antes que as limitações físicas por causa da falta de preparo lhe tomem todo o tempo que acha que não tem.

4. Beba água

Lecionar exige muito da mente e do corpo. Para ter disposição, é preciso exercícios físicos regulares, alimentação saudável e, principalmente, uma boa hidratação, por isso, beba água. E não beba apenas quando estiver com sede, beba frequentemente para consumir o mínimo diário para um bom funcionamento de todos seus órgãos.

5. Planejar

Faça sempre o planejamento de suas aulas com antecedência. Não deixe para planejar sua aula apenas no dia anterior. Faça com o máximo de antecedência possível. Se você tiver seu planejamento anual concluído já no primeiro mês, você terá a visão geral do período pedagógico e poderá fazer alterações necessárias com muita facilidade.

Nesse aspecto é fundamental o uso de ferramentas que lhe auxiliem nesse processo. Eu disponibilizei dois modelos de planilhas automatizadas geradoras de planos de aula que podem lhe facilitar este processo. Basta acessar:

Planilha geradora de planos de aula de acordo com a BNCC modelo novo (com macros)

Planilha geradora de planos de aula de acordo com a BNCC modelo antigo (sem macros)

6. Conheça seus limites

Faça uma lista de seus pontos forte e seus pontos fracos. Conhecer suas próprias limitações vão lhe auxiliar na hora de saber dizer não para tarefas que não lhe competem fazer e que vão lhe desgastar desnecessariamente.

Faça tudo dentro de suas capacidades. Planeje bem sua rotina e nada de virar noites contínuas para concluir tarefas que poderiam ter sido delegadas à outros.

Novamente é preciso fazer uso contínuo da tecnologia disponível para automatizar a maioria de seus processos rotineiros e lhe gerar tempo disponível para focar no que realmente é primordial. Primeiro: sua saúde, depois o aprendizado de seus alunos.

Se você não estiver bem, não será possível dar a seus alunos a atenção necessária e a qualidade do aprendizado esperada de uma professora/ um professor de alto nível.

7. Mensure, catalogue e avalie resultados

Ao medir os resultados, você conseguirá acompanhar como está a sua motivação.

Crie alguma forma de acompanhar como está o seu desempenho em relação ao que esperava, isto lhe dará subsídios para traçar novas estratégias para alcançar suas metas.

8. Energize-se

Além de exercícios físicos, alimentação saudável e beber água na quantidade necessárias, é preciso que você alimente seu espírito e suas emoções com o que há de bom em sua vida.

Lecionar é uma paixão, mas você tem outras paixões que precisa dedicar tempo também: família, animais de estimação, hobbies, etc.

Faça o que lhe gera alegria. Isso vai deixar seu espírito mais forte para as adversidades do dia a dia.

9. Revise seu propósito de vida.

Não se esqueça de sempre fazer o que faz por algum porquê. Não deixe que os afazeres do dia a dia lhe robotizem. A vida é mais que rotina. Lembre-se do porquê estar fazendo o que faz. Medite toda manhã se é isto mesmo que você deseja fazer continuamente.

Como toda professora/ todo professor possui no coração o desejo intrínseco de lecionar, a cada manhã a paixão por ensinar vai ser renovada.

10 Dica extra

Compartilhe. Faça parte de uma comunidade. Estar com pessoas com interesses semelhantes vai lhe gerar energia extra para seguir em frente.

Se você ir muito além do que consegue imaginar, vá acompanhada/acompanhado.

Ser professor é ter um dom especial.

Venha fazer parte da família OPROFNED

Vamos juntos ajudar a melhor o mundo com Educação, amor, tecnologia e empreendedorismo.

SITE OFICIAL
BLOG OFICIAL
CANAL DO YOUTUBE
EDUCAÇÃO GAMIFICADA
DOWNLOADS FERRAMENTAS (NOVAS)
DOWNLOADS FERRAMENTAS (MODELO ANTIGO)
FACEBOOK
INSTAGRAM
LINKEDIN
TWITTER
PINTEREST
TUMBLR

Related Posts

One thought on “9 dicas que ajudam a manter a paixão por ensinar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »