Com a atualização do processo de ensino-aprendizagem tornando o aluno protagonista da própria jornada, o uso das metodologias ativas tornou-se fundamental para esta experiência. Dentre os ramos das metodologias ativas mais promissoras está a gamificação.
A gamificação na educação pode aumentar os níveis de engajamento e interesse dos alunos, por meio de conteúdo educacional associado à dinâmica e mecânica de jogos.
Esta metodologia ativa pode melhorar consideravelmente as habilidades particulares dos estudantes e otimizar o aprendizado deles fazendo o uso de recursos consagrados pelos jogos.
O que é gamificação na educação
De modo simplificado, a gamificação refere-se ao uso de elementos de jogos em contextos não relacionados ao entretenimento. Por exemplo, criar pontuação para cumprir tarefas ocasionar uma competição saudável entre os alunos para ver quem vence.
A gamificação ajuda a gerar engajamento dos alunos nas atividades propostas pelo motivo do acréscimo do lúdico que ocasiona a diversão.
Ela é uma abordagem que facilita o processo de aprendizagem e torna o processo de construção do conhecimento mais dinâmico, rápido e envolvente.
Se você construir o seu plano de aula incorporando técnicas de gamificação, as chances de obter a atenção e engajamento de seus alunos aumentam substancialmente.
Elementos da gamificação
Veja alguns elementos de jogos que podem ser usados para envolver e motivar os alunos:
- Narrativa.
- Níveis e personalização de exercícios
- Indicadores de progresso (por meio de pontos e tabelas de classificação).
Alguns benefícios do uso da gamificação são:
- Maior interação social e participação dos alunos em sala.
- Aulas mais dinâmicas.
- Desenvolvimento da criatividade e autonomia.
- Maior absorção e retenção do conteúdo.
- Estimulo à resolução de problemas.
Benefícios de destaque
Engajamento com o conteúdo
Apresentar o conteúdo de forma gamificada gera muito engajamento dos alunos devido à expectativa da diversão e o mistério do lúdico.
Cooperação
A cooperação é um fator natural nos jogos, por isso, os alunos tendem a cooperar espontaneamente entre si durante exercícios e atividades, debatendo e expondo suas ideias uns aos outros pela perspectiva do lúdico.
Feedback contínuo
Com a gamificação, os alunos recebem feedback continuo automaticamente, e do professor, ao terminarem cada atividade. O oposto também é fato. O Professor recebe feedback contínuo de seus alunos por meio das atividades realizadas.
Motivação
Pontos e prêmios ajudam a motivar os estudantes a avançarem nas atividades para conseguirem mais.
Competição
Por meio de uma competição saudável, os alunos despertam um sentimento de conquista a cada tarefa vencida.
Pontuação
Essa prática inspira os alunos a ver aulas tradicionais sob uma nova luz. Os sistemas de pontuação também podem funcionar bem para tarefas não acadêmicas, como arrumar a sala de aula, fazer fila em ordem correta etc.
Gamificação em mais detalhes
Entender como a Gamificação funciona é fundamental para deixar suas aulas dinâmicas, divertidas e proveitosas.
Por isso lhe convido a ler um pouco mais em:
Conclusão
O processo de ensino-aprendizagem mudou. O protagonismo do aluno precisa ser ressaltado e a metodologia antiga do professor passador de conteúdo e do aluno ouvinte passivo precisa ser extinguida de uma vez.
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