Educação Gamificada

A gamificação cada vez mais integrada no processo de aprendizado

Com a atualização do processo de ensino-aprendizagem tornando o aluno protagonista da própria jornada, o uso das metodologias ativas tornou-se fundamental para esta experiência. Dentre os ramos das metodologias ativas mais promissoras está a gamificação.

gamificação na educação pode aumentar os níveis de engajamento e interesse dos alunos, por meio de conteúdo educacional associado à dinâmica e mecânica de jogos.

Esta metodologia ativa pode melhorar consideravelmente as habilidades particulares dos estudantes e otimizar o aprendizado deles fazendo o uso de recursos consagrados pelos jogos.

O que é gamificação na educação

De modo simplificado, a gamificação refere-se ao uso de elementos de jogos em contextos não relacionados ao entretenimento. Por exemplo, criar pontuação para cumprir tarefas ocasionar uma competição saudável entre os alunos para ver quem vence.

A gamificação ajuda a gerar engajamento dos alunos nas atividades propostas pelo motivo do acréscimo do lúdico que ocasiona a diversão.

Ela é uma abordagem que facilita o processo de aprendizagem e torna o processo de construção do conhecimento mais dinâmico, rápido e envolvente.

Se você construir o seu plano de aula incorporando técnicas de gamificação, as chances de obter a atenção e engajamento de seus alunos aumentam substancialmente.

Elementos da gamificação

Veja alguns elementos de jogos que podem ser usados ​​para envolver e motivar os alunos:

  • Narrativa.
  • Níveis e personalização de exercícios
  • Indicadores de progresso (por meio de pontos e tabelas de classificação). 

Alguns benefícios do uso da gamificação são:

  • Maior interação social e participação dos alunos em sala.
  • Aulas mais dinâmicas.
  • Desenvolvimento da criatividade e autonomia.
  • Maior absorção e retenção do conteúdo.
  • Estimulo à resolução de problemas.

Benefícios de destaque

Engajamento com o conteúdo

Apresentar o conteúdo de forma gamificada gera muito engajamento dos alunos devido à expectativa da diversão e o mistério do lúdico.

Cooperação

A cooperação é um fator natural nos jogos, por isso, os alunos tendem a cooperar espontaneamente entre si durante exercícios e atividades, debatendo e expondo suas ideias uns aos outros pela perspectiva do lúdico.

Feedback contínuo

Com a gamificação, os alunos recebem feedback continuo automaticamente, e do professor, ao terminarem cada atividade. O oposto também é fato. O Professor recebe feedback contínuo de seus alunos por meio das atividades realizadas.

Motivação

Pontos e prêmios ajudam a motivar os estudantes a avançarem nas atividades para conseguirem mais.

Competição

Por meio de uma competição saudável, os alunos despertam um sentimento de conquista a cada tarefa vencida.
Pontuação

Essa prática inspira os alunos a ver aulas tradicionais sob uma nova luz. Os sistemas de pontuação também podem funcionar bem para tarefas não acadêmicas, como arrumar a sala de aula, fazer fila em ordem correta etc.

Gamificação em mais detalhes

Entender como a Gamificação funciona é fundamental para deixar suas aulas dinâmicas, divertidas e proveitosas.

 Por isso lhe convido a ler um pouco mais em:

Educação Gamificada

Conclusão

O processo de ensino-aprendizagem mudou. O protagonismo do aluno precisa ser ressaltado e a metodologia antiga do professor passador de conteúdo e do aluno ouvinte passivo precisa ser extinguida de uma vez.

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