A forma de ensinar mudou. Junto com as Metodologias Ativas, o ensino à distância e o ensino híbrido hoje fazem parte da rotina educacional de todas as escolas, mesmo que em um início bem tímido em algumas.
E esta mudança veio para ocasionar grandes benefícios no processo de aprendizagem.
O ensino a distância é um processo educacional que pode ser conduzido de diferentes maneiras, trazendo resultados distintos no processo de aprendizagem.
De maneira similar, o ensino híbrido segue a mesma trilha do ensino a distância se aplicado corretamente.
Neste contexto a utilização de ferramentas síncronas e assíncronas oferece possibilidades variadas e complementares.
É verdade que os desafios do ensino a distância e do ensino híbrido são variados, incluindo o uso das tecnologias, no entanto, é muito importante oferecer alternativas para melhorar o engajamento dos alunos.
Entender o que são as ferramentas síncronas e assíncronas e como elas são utilizadas pode levar suas aulas para o próximo nível da educação.
As ferramentas síncronas
São as ferramentas que precisam que o professor e o aluno interajam ao mesmo tempo e no mesmo ambiente. Isto é, ambos devem estar conectados no mesmo horário interagindo simultaneamente para que a aula aconteça conforme o planejado.
Dentre todos os benefícios destas ferramentas, um dos principais é o processo de tirar dúvidas.
O Professor pode tirar todas as dúvidas de seus alunos em tempo real.
São exemplos de ferramentas síncronas
Chats
São salas de bate-papo em plataformas que permitem a troca de mensagens em tempo real.
Hoje em dia é muito usual utilizarem ferramentas como, por exemplo, o WhatsApp e o Telegram para essa finalidade. Mas, para funcionar adequadamente, os alunos e o professor precisam acessar esta ferramenta no mesmo horário.
Web conferências
Bastante conhecida no EAD esta ferramenta possibilita que o professor ouça todos os alunos e tire suas dúvidas falando para cada um e para todos ao mesmo tempo.
Existem bastante ferramentas disponíveis no mercado como, por exemplo, Google Meet, Zoom, Teams, dentre outras.
As ferramentas assíncronas?
As ferramentas assíncronas são aquelas que não precisam de conexão simultânea em tempo real. Isto é, o professor e o aluno não precisam estar ao mesmo tempo conectados para que o processo de aprendizagem possa ter andamento.
Sendo assim, as ferramentas assíncronas possibilitam a flexibilidade de tempo e localidade, tanto para o professor, quanto para o aluno, além do aluno poder aprender dentro do seu ritmo.
Com as ferramentas assíncronas, o professor pode deixar suas aulas gravadas, lhe economizando tempo e recursos, já que só precisará fazer isso uma vez e as aulas ficarão disponíveis por tempo indeterminado.
São exemplos de ferramentas assíncronas
E-mails
Esse recurso é uma das ferramentas mais utilizadas para a comunicação entre professores e alunos possibilitando a troca de informações e arquivos.
Blogs
Outra possibilidade de interação assíncrona entre professores e alunos são os blogs.
Por meio dos blogs o professor pode deixar disponibilizado conteúdos e materiais para que os alunos acessem e estudem antes das aulas síncronas.
Youtube
No mesmo exemplo dos blogs, o professor pode deixar disponíveis o conteúdo para os alunos, só que agora no formato de vídeos.
Fóruns de discussão
Nos fóruns os alunos e o professor podem debater sobre um assunto por um longo período de tempo.
As mensagens ficam armazenadas e cada integrante do fórum pode acessar e responder às questões, cada um em um tempo diferente.
Conclusão
O ensino híbrido e o ensino a distância são vertentes incluídas no processo de aprendizagem moderno, e o uso das ferramentas síncronas e assíncronas são essenciais para o bom andamento das aulas.
Faça uso do máximo de tecnologias que puder para deixar suas aulas sincronizadas com as demandas dos tempos atuais.
Venha fazer parte da família OPROFNED
Vamos juntos ajudar a melhorar o mundo com Educação, amor, tecnologia e empreendedorismo.