Metodologias ativas o aluno como protagonista

Metodologias ativas: o aluno como protagonista do ensino-aprendizado

Um dos princípios da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é a promoção do aluno como protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem.

Você professor já aplica as metodologias ativas em suas aulas? Você já está tornando o aluno o protagonista do próprio ensino-aprendizado?

Se ainda não está aplicando, entenda melhor o que são as Metodologias Ativas e como elas potencializam o aprendizado e fazem com que o aluno se torne protagonista de seu processo de ensino-aprendizado.

Como ainda é o processo de ensino-aprendizagem hoje

Muitos professores têm uma bagagem pautada em aulas expositivas. Do mesmo modo como foram formados, replicam o método junto a seus alunos.

O que é metodologia ativa?

Trata-se principalmente de uma mudança de mentalidade no ensino, por parte do professor no processo de ensinar e no aprendizado, por parte do aluno.

Nesta abordagem, abandona-se o processo de ensino da era da revolução industrial (ainda amplamente utilizada nos tempos atuais) onde o professor apenas ensina e o aluno apensas aprende. 

Nas metodologias ativas de ensino, o aluno é o protagonista, ele é posto no centro do processo, e, com auxílio do professor mediador, desenvolve habilidades e competências deixando de ser um mero espectador.

O aluno deixa de ser aprendiz passivo e se torna protagonista ativo na construção do próprio conhecimento.

O aluno é incentivado pela busca de conhecimento de forma autônoma, contando com a ajuda do professor, que atua como mediador nesse processo, sanando dúvidas pontuais e direcionando o caminho a ser seguido.

O professor cria todo o trajeto educacional por onde o aluno deve passar, porém agora assumindo o papel de orientador do percurso.

Durante o trajeto da trilha educacional o professor vai guiando o aluno com dicas, esclarecimento de dúvidas e incentivos.

Pirâmide de aprendizagem

Um dos grandes precursores em defesa das metodologias ativas de ensino foi William Glasser, que desenvolveu a pirâmide de aprendizagem.

Segundo ele, o conhecimento é assimilado em proporções diferentes de acordo com a maneira com que o aluno estuda. 

Se o aluno apenas absorve o conhecimento lendo ou ouvindo, a retenção é bem menor do que se ele estivesse interagindo com o conhecimento e ajudando a repassá-lo para frente.

Então, de acordo com os estudos de William Glasser, ao ser exposto a metodologias ativas de ensino, o aluno se desenvolve e aprende melhor.

Assim, percebe-se que o método tradicional de absorção do conteúdo não é a melhor maneira de se aprender, pois quando o aluno assume um lugar ativo em seu próprio processo de conhecimento, a aprendizagem é muito mais efetiva.

Porque é importante usar as metodologias ativas?

Hoje os alunos têm acesso a toda e qualquer informação na internet, bastando alguns cliques. O Conteúdo ensinado por um professor na sala de aula pode ser encontrado facilmente na internet e, às vezes, até com uma explicação melhor.

Por isso, o professor para ser mais assertivo na vida do aluno, precisa se tornar um mentor do conhecimento abandando o papel de “passador de conhecimento”, já que existem milhares de fontes que podem passar o conhecimento.

O Professor como mentor, ajuda o aluno a construir o próprio processo de ensino-aprendizado despertando nele o senso crítico e analítico, tão essenciais para a vida pessoal e profissional de qualquer um.

Uso da tecnologia

A tecnologia proporciona uma alta gama de recursos que possibilitam o enriquecem o processo de aprendizagem

O uso criativo da tecnologia no processo de aprendizado está limitado apenas à criatividade do próprio professor.

Exemplos de professores que se destacam fazendo algo diferente está sempre ligado ao uso de tecnologia, logo, não há pontos negativos a serem abordados para o uso da tecnologia, com exceção da falta dela ou da dificuldade em aprendê-la.

Associar corretamente as metodologias ativas com o uso das tecnologias é garantia de sucesso no aprendizado de qualquer aluno.

Exemplos de algumas metodologias ativas

Existem alguns modelos de metodologias ativas já consagrados e muito difundidos que podem ser usados em qualquer processo de aprendizado.

Ensino Híbrido (blended learning)

Une o presencial com o virtual.

O aluno acessa parte do conteúdo em um ambiente virtual e o complementa em sala de aula.

Nesse processo, o aluno acaba produzindo conhecimento de maneira mais autônoma.

Aprendizagem baseada em projetos (project based learning)

Na aprendizagem baseada em projetos, o professor cria um projeto para resolver alguma situação real e os alunos precisam interagir, assumindo papeis definidos para colaborarem e conseguirem construir o projeto em questão.

O professor atua como mediador, direcionando os alunos no caminho certo para a busca do conhecimento e ações necessárias no desenvolvimento do projeto.

Os alunos põem a mão na massa e constroem alguma coisa que ajuda a resolver alguma coisa na vida real (ou pelo menos um protótipo conceitual).

Sala de aula invertida (flipped classroom)

O conteúdo é disponibilizado para o aluno antes da aula.

O aluno é incentivado a buscar o conhecimento sobre esse conteúdo em casa, por meio de pesquisas pessoais em várias fontes, principalmente na internet. (aqui é importante guiá-los no processo correto de pesquisa na internet).

Já na aula o professor prove exercícios e debates onde os alunos demonstram o que aprenderam com as pesquisas prévias.

Após os alunos exporem e debaterem o que aprenderam, o professor agora faz as correções e implementações necessárias para a continuidade desse aprendizado na direção certa.

Esse processo estimula o senso autocrítico e investigativo do aluno.

Gamificação

Sem dúvida uma das metodologias mais cativantes, se não a mais cativante, de todas.

Jogos fazem parte da vida de todo ser humano. Na faixa etária da educação básica então, os jogos são presença garantida. Em especial os jogos virtuais.

A Gamificação utiliza os recursos interativos dos jogos para transformar o processo de aprendizagem em algo interessante, cativante e quase sempre divertido. (entenda a como funciona a gamificação na educação)

Conclusão

Estes são apenas uns poucos exemplos de metodologias ativas a serem aplicadas. Existem outros que podem ser explorados, utilizados e mesclados.

O importante é fazer a transição de paradigma.

O repasse de conteúdo somente através de aulas expositivas, com o professor em seu papel de transmissor do conhecimento e o aluno de receptor passivo, perpetua o processo em que as escolas ensinam com o uso do passado, mas não preparam ou prospectam os alunos para o futuro.

É preciso preparar os alunos para que saibam aprender por conta própria quando precisarem (e vão precisar). Instruí-los no sentido de se tornarem autônomos na busca pelo conhecimento, despertando a curiosidade destes pelo aprendizado.

O mundo segue evoluindo tecnologicamente e a habilidade de auto construir conhecimento com as informações disponíveis vai ser questão de sobrevivência em algum momento. Os alunos precisam aprender isso na escola.

Aqui na OPROFNED buscamos exatamente isso: a construção de um mundo melhor por meio do conhecimento produtivo.

Venha fazer parte desta família.

Vamos juntos ajudar a melhorar o mundo com Educação, amor, tecnologia e empreendedorismo.

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