O Conceito de metodologias ativas já é conhecido em todas as escolas do país. Alguns professores já estão aplicando avidamente estes processos em suas aulas e outros ainda não, porém, em algum momento, todos deverão seguir por esta linha.
Com a mudança de paradigma educacional, passando do estereótipo do aluno ouvinte passivo para protagonista, habilidades conhecidas no mundo empresarial como soft e hard skill’s devem começar a fazer parte do ensino-aprendizado atual.
Dentre estas habilidades essenciais para se candidatar a um bom emprego ou para aspirar a abrir seu próprio negócio está o empreendedorismo.
O que é empreendedorismo
Em resumo, empreendedorismo é a capacidade de reconhecer problemas e trata-los como oportunidades para desenvolver soluções, utilizando recursos ao alcance para gerar valor para a sociedade.
Tornar o aluno protagonista do próprio ensino-aprendizado é incentivá-lo a desenvolver as características e habilidades empreendedoras.
Com o uso das metodologias ativas, o professor aplica diversos recursos no processo educacional de suas turmas que farão seus alunos entrarem no mundo do trabalho preparados.
Não estamos nos referindo apenas aos alunos do ensino médio, não. Os conceitos empreendedores podem sem aplicados em qualquer idade, respeitando é claro e linguagem adequada para cada fase.
A maioria das pessoas considera o perfil empreendedor como algo nato. De fato, alguns já nascem com essa afinidade empreendedora, mas empreendedorismo realmente pode ser aprendido.
Algumas Características empreendedoras
O perfil empreendedor reúne algumas características que podem ser treinadas na escola por meio das metodologias ativas.
Autoconfiança
Faz parte do perfil empreendedor acreditar na própria força. Problemas sempre vão aparecer e nem sempre tudo vai dar certo. a habilidade empreendedora ajuda a pessoa a reconhecer as dificuldades e procurar nelas uma oportunidade de melhorar e crescer.
Aplicando, por exemplo, o aprendizado baseado em resolução de problemas, o professor vai estimular essa sensação de autoconfiança nos alunos, incentivando-os a resolverem os problemas que lhes são propostos. Após cada problema resolvido a autoconfiança vai aumentar gradativamente.
Foco
Empreendedores são capazes de pensar e agir de forma convergente. Novamente, o professor pode estimular e desenvolver o foco em seus alunos traçando metas bem claras e precisas para que eles resolvam no tempo determinando.
Leitura recomendada
Ação
Um empreendedor está sempre executando, fazendo, realizando. Com as metodologias ativas o professor vai fazer com que o aluno coloque “a mão na massa” e busque criar ou cocriar seu aprendizado com o auxílio do professor, mas fazendo quase tudo com as próprias mãos.
Persistência
A persistência é o que faz um empreendedor manter a direção dos seus negócios mesmo precisando flexibilizar alguns processos.
Se um aluno estiver achando o processo de aprender muito complicado, é papel do professor buscar meios alternativos de aprendizado para se adaptar às necessidades do aluno. Aí entra o uso de recursos tecnológicos para a personalização e individualização do processo de ensino-aprendizagem para cada estudante.
Comunicação
Um empreendedor precisa desenvolver a capacidade de se comunicar com eficácia e clareza. O trabalho em grupo e os meios de interatividade entre alunos são essenciais para que eles possam dialogar entre si e cada um treinar o processo de se expressarem melhor.
Metodologias ativas são o caminho
Como é possível se ver hoje, o processo educacional que foi padrão por muitos anos o Brasil, aquele em que o professor é mero “passador de conhecimento” e os alunos passivos ouvinte não funciona com essa sociedade cada vez mais digital.
O Caminho é aplicar as metodologias ativas em todo o processo educacional, fazendo uso das técnicas que auxiliam na propagação evolutiva do processo de aprendizagem.
Uma vez que o aluno assuma seu papel de protagonista, a qualidade do ensino brasileiro irá aumentar muito.
Aqui na OPROFNED o foco é exatamente ajuda os professores a dominarem tecnologia educacional para respirar um pouco, por isso lhe convido a vir fazer parte desta família.
Vamos juntos ajudar a melhorar o mundo com Educação, amor, tecnologia e empreendedorismo.
SITE OFICIAL
BLOG OFICIAL
CANAL DO YOUTUBE
EDUCAÇÃO GAMIFICADA
DOWNLOADS FERRAMENTAS (NOVAS)
DOWNLOADS FERRAMENTAS (MODELO ANTIGO)
FACEBOOK
INSTAGRAM
LINKEDIN
TWITTER
PINTEREST
TUMBLR
One thought on “Como começar a ensinar empreendedorismo nas escolas?”