A importância das listas de exercícios (utilizadas corretamente) para o aprendizado eficaz do aluno
Dentre as várias ferramentas de ensino utilizadas pelo professor, as listas de exercícios se destacam como uma das principais formas de fixação e aplicação dos conteúdos estudados.
Elas devem ser elaboradas seguindo uma sequência didática, ligando um exercício anterior ao próximo por uma continuidade lógica e, seguir uma crescente complexidade em grau de dificuldade. É claro que tudo dentro do contexto aprendido pelo aluno e observando suas capacidades e potencialidades.
A metodologia deve envolver exemplos práticos e aplicáveis no mundo real. Fazer exercício só por fazê-los não vai gerar motivo intrínseco para que o cérebro do aluno julgue importante assimilar o conteúdo.
Cada exercício deve ter um porquê claro e objetivo para que faça sentido nos pensamentos do aluno, ainda que de uma forma inconsciente.
Busque aplicar os conceitos do exercício a fatos ou situações possíveis no dia a dia do aluno, isto gerará uma ligação forte entre o aprendizado e sua utilidade na vida real.
Faça com que o aluno precise pesquisar pelas respostas buscando mais informações no mundo físico e na internet. Se todo o conteúdo já estiver disponível na aula que foi dada, o aluno terá apenas a sensação de copiar e colar o que foi feito pelo professor, logo, isso não será julgado como importante pela parte do cérebro que decide o que será armazenado na memória de longa.
O processo de aprendizado ocorre em três fases:
Para entender melhor porque as listas de exercícios precisam ser bem elaboradas é preciso compreender como o processo de aprendizado ocorre normalmente.
1ª FASE: A aquisição do conhecimento
Nessa fase recebemos a nova informação, que pode ser totalmente nova ou já conhecida parcialmente.
2ª) FASE: Processo de retenção
À medida que a nova informação é processada e analisada por meio de exemplos e exercícios, o cérebro busca associar esta nova porção de informação ao banco de memórias já instalado na pessoa para uma memorização mais rápida ou tenta compreender esta nova informação para então, leva-la à memória de longo prazo.
Quando dormimos, a memória de trabalho, a de curta duração é limpa para ter espaço para receber novas informações no dia seguinte, então, se as informações recebidas durante o dia não forem bem compreendidas, elas são descartadas durante a noite.
3ª) FASE: Aplicabilidade
Mesmo após ter gravado a informação na memória de longo prazo, o cérebro busca fazer ligações da nova informação com as informações já consolidadas e guardadas, logo, se não houver uma aplicação para esta nova informação, ela será descartada em um curto período de tempo.
Dicas para listas de exercícios eficientes
Informações classificadas
O cérebro está o tempo todo associando e classificando as informações, então, se fornecermos para o cérebro do aluno listas com exercícios já classificados quanto a sua aplicabilidade e associação com a vida real, ele já vai entender que é para assimilar esta nova informação praticada nos exercícios.
O porquê
Forneça um objetivo claro para a realização dos exercícios. Mostre para o aluno que aprender o novo conteúdo será verdadeiramente útil no futuro dele.
Visual
Crie exercícios em que o aluno precise praticar o poder da visualização e observação, isto potencializará muito o aprendizado pois, o cérebro entende melhor formas em imagens com dimensões e proporções.
A informação visual é mais fácil para se memorizar.
Ajude o cérebro do seu aluno
Enfim, o professor pode dar uma forcinha para os cérebros de seus alunos na hora de aprender fornecendo as informações nos padrões mais adequados.
Logo, entendo como o cérebro funciona na hora de memorizar, torna-se mais simples fornecer recursos para que esta ação ocorra.
Segue uma lista de leituras recomentáveis para quem quiser se aprofundar no tema de memorização.
Faça parte da família OPROFNED
Vamos juntos ajudar a melhorar o mundo com Educação, amor, tecnologia e empreendedorismo.
SITE OFICIAL
BLOG OFICIAL
CANAL DO YOUTUBE
EDUCAÇÃO GAMIFICADA
DOWNLOADS FERRAMENTAS (NOVAS)
DOWNLOADS FERRAMENTAS (MODELO ANTIGO)
FACEBOOK
INSTAGRAM
LINKEDIN
TWITTER
PINTEREST
TUMBLR