Utilize o poder dos dados para personalizar e traçar as melhores trilhas educacionais para cada aluno seu.
Com as ferramentas digitais, é possível gerar facilmente um banco de dados para provas e exercícios que vão lhe permitir ter uma visão ampla e ao mesmo tempo específica das forças e fraquezas de cada aluno.
E porque, você professor, precisa incorporar o digital em sua rotina?
O mercado de graduação EAD e das escolas particulares que utilizam plataformas digitais tem apresentado crescimento ano após ano. Com a pandemia então, esse crescimento acelerou muito.
Essas instituições usam o poder dos dados para conseguirem ser mais assertivas no que ensinar para seus alunos elaborando trilhas educacionais com maior qualidade e personalização ideal para cada necessidade.
A realidade dos professores na educação pública
Os professores da educação básica (e também do ensino superior) de instituições públicas não têm acesso a plataformas satisfatórias que lhes gerem informações relevantes para subsidiar tomadas de decisões no rumo da aula, por isso, o professor que deseja estar à frente do comum, precisa aprender a construir sua própria base de dados que lhe permita ter estas informações tão importantes.
Um diário de classe digital é uma excelente ferramenta, desde que lhe exiba as informações tabuladas de como está o andamento de cada turma. Se for apenas um amontoado de números e registros, não será de muita valia.
Um base de dados de todas as provas e exercícios que seus alunos fizeram é excelente para lhe dar a visão real das questões que foram bem compreendidas e das que precisam de atenção e revisão.
Existem ferramentas assim disponíveis na internet, porém a grande maioria precisa ser paga e não lhe atende em tudo o que você precisa, logo, aprender a criar sua própria base de dados é o melhor caminho para o sucesso de suas aulas e sua independência digital, tanto das instituições em que trabalha quanto dos colegas que são os que “manjam de tecnológicos”.
Não é difícil
Pode parecer difícil em um primeiro momento falar de construção de base de dados digital, análise de dados, construção de parâmetros gráficos, dentre outros termos, porém, na prática é até fácil de se construir e manipular esses dados.
Um exemplo bem básico é o uso de formulários online de plataformas gratuitas como, por exemplo, o Google Forms.
Usando o google forms
Com o google forms é possível gerar questões, tanto de múltiplas escolhas, quando as dissertativas. Estas questões são tabuláveis e o próprio formulário lhe gera gráficos informativos.
Quando falo de questões tabuláveis, estou falando de questões com respostas que podem ser quantificadas, agrupadas e classificadas em escala.
Com um form é possível observar e classificar um grupo de questões facilmente, porém, para criar um gráfico de acompanhamento geral é preciso agrupar todos os resultados de todos os formulários criados em um banco de dados central.
Quando falo de banco de dados, estou me referindo não só a estruturas de SGBD, mas a planilhas também.
Se você chegou até aqui, tenho uma boa notícia:
Está chegando o momento de dar um passo à frente em sua carreira como professor! Com o meu treinamento completo, você aprenderá como criar formulários dinâmicos e eficientes para suas questões e provas, tanto para o fluxo natural do percurso escolar quanto para aulas de reforço e particulares. Mas isso é só o começo! Vou te ensinar a usar ferramentas gratuitas do Google para agrupar e tabular todas as informações coletadas, criando um dashboard dinâmico que oferece uma visão completa do aproveitamento de seus alunos.
Com essa ferramenta, você poderá gerenciar suas aulas com muito mais eficiência e precisão, identificando rapidamente quais áreas precisam de mais atenção e quais alunos precisam de mais apoio. Não perca mais tempo tentando gerenciar tudo manualmente ou com ferramentas ultrapassadas!
Com este treinamento, você estará à frente do seu tempo e poderá oferecer a seus alunos uma experiência de aprendizado mais moderna, eficiente e interativa. Inscreva-se agora e comece a transformar suas aulas!
Leia mais à respeito CLICANDO AQUI!
One thought on “Como a análise de dados pode te ajudar a melhorar suas aulas”