Soft Skills empreendedoras
Alta produtividade é uma das mais admiráveis características em um empreendedor ou acadêmico.
Conseguir desempenhar atividades com alta performance é o sonho de todos que querem alcançar grande objetivos, e uma forma de conseguir isso é entrando no estado flow.
O estado Flow é a alcunhada fixada para o estado máximo da concentração e produtividade, definida pesquisador Mihaly Csikszentmihalyi, um grande estudioso da psicologia positiva.
Em seu livro “Flow: A Psicologia do Alto Desempenho e da Felicidade”, o pesquisador descreve:
“Um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total no que está fazendo. Em essência, o flow é caracterizado pela imersão completa no que se faz, e por uma consequente perda do sentido de espaço e tempo.”
Isto quer dizer que quando você está fazendo algo que realmente gosta, a chance de se concentrar e focar intensamente é alta, desde que não dê atenção aos pensamentos paralelos que lhe distraem do objetivo.
O efeito do flow é tão poderoso que, quando atingido, a produtividade pode aumentar de 3 a 5 vezes.
A grande questão é que o estado flow não é um estado que você alcança consciente e deliberadamente. Normalmente atingimos este estado quando estamos tão imersos no que fazemos que a noção de tempo é perdida. É um daqueles momento que você olha para o relógio e diz, nossa! “As horas passaram e eu nem vi!”
A boa notícia é que, embora não entremos em flow conscientemente, podemos agir de forma a facilitar que nosso inconsciente nos leve a ele [o estado flow] e consigamos a alta produtividade tão sonhada.
Dicas para atingir o estado flow
Segue algumas dicas para “preparar o terreno”
1 – Minimize as distrações
Para atingir o momento total de concentração, é preciso se afastar de tudo o que lhe distrai, especialmente as notificações do celular e conversas corriqueiras.
2. Mente e corpo saudáveis e descansados
Atingir o estado de flow exige muito do corpo e cérebro, por isso, é fundamental estar com a mente e o corpo descansados e bem nutridos. Dormir bem, se alimentar bem e beber bastante água são pilares energéticos para a caminhada ao estado flow.
3. Evitar o multitasking
O cérebro só é capaz de focar em uma atividade por vez, então, achar que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo é mera ilusão e gasto desnecessário de energia. Esse tipo de prática acaba gerando fadiga mental e aumentando a improdutividade.
4. ambiente confortável
É preciso estar em um local agradável. Se se sentir desconfortável em um escritório ou sala de trabalho, é aconselhável buscar um meio de poder executar sua tarefa em outro ambiente mais agradável. O estresse é um bloqueador do estado flow.
5. Objetivos claros
Uma característica importante do flow é a necessidade de monitoramento do contínuo do progresso da atividade que está sendo realizada. Só será possível medir o progresso de algo que seja objetivamente claro.
6. Desafio na medida certa
Só é possível entrar no estado de flow se o desafio em questão for compatível com as habilidades do indivíduo. Isto significa que a meta traçada deve ser alcançável.
Não pode ser muito fácil e nem muito difícil, caso contrário, haverá desânimo, seja por desinteresse por ser fácil demais ou desistência por ser tão difícil que aparente intransponibilidade.
7. Comece pelo porquê
O estado flow não pode ser atingido ser for uma obrigação. A alta concentração e alta performance só podem ser atingidas quando existe o sentimento de bem estar envolvido no processo.
Fazer uma atividade apenas porque ela precisa ser feita não é indicativo para o estado flow.
É preciso felicidade no processo, e isso só é possível quando se faz algo que goste.
Então quando for planejar e ministrar suas aulas, lembre-se do porquê está fazendo isso.
Lembre-se do seu amor por ensinar e do seu compromisso com o chamado da profissão que é ajudar a melhorar o mundo com Educação.
Ajude seus alunos a alcançarem o estado flow
Repita os passos acima, só que agora, com seus alunos. Ajude a tornar o ambiente da sala de aula o mais agradável possível. Use a criatividade para deixar o tema da aula o mais interessante que puder.
Lecionando algo que seja condizente com a realidade de cada aluno é um grande passo para o engajamento considerável da turma.
Estimule seus alunos fazendo associações do conteúdo com a realidade de cada um e envolvendo-os com os processos por meio das metodologias ativas, isto fará uma diferença enorme no aproveitamento de todos.
Enfim,
Se concentre nos seus objetivos, procure ignorar todo o resto enquanto emerge nos procedimentos que podem te levar à um estado de concentração tão intenso que o flow seja inevitável.
Seus alunos irão agradecer muito.
Venha fazer parte desta família OPROFNED
Vamos juntos ajudar a melhorar o mundo com Educação, amor, tecnologia e empreendedorismo.