Aprendizagem baseada em projeto

Aprendizagem baseada em projeto: o que é, como aplicar e quais são os benefícios?

Conhecido também pelas siglas ABP ou PBL, de Project Based Learning. Este modelo oferece aos alunos a oportunidade de identificar problemas reais e agir de maneira ativa e colaborativa em busca de uma solução.

A aprendizagem baseada em projeto é uma metodologia ativa que favorece o protagonismo, autonomia e a colaboração entre os alunos.

Em vez do ato mecânico de anotar a aula expositiva do professor, os alunos são estimulados a se envolverem em desafios reais ou simulados. A ideia é tornar o ensino mais atrativo, sem a imposição do conteúdo de modo passivo.

Como funciona a ABP

Normalmente A partir de um problema norteador, em geral ligado à realidade dos estudantes, descreve-se um escopo de projeto em que os alunos investigam, debatem e elaboram um produto ou uma possível solução, usando os conteúdos apresentados pelo processo.

É importante que o problema realmente faça sentido para o aluno, caso contrário, ele não se envolverá com a concentração necessária.

Por outro lado, se o problema proposto tiver ligação ou semelhança com os problemas vivenciados pela comunidade do aluno, seu envolvimento será certo.

E nesse processo, trabalhará em grupos investigando, debatendo e aprendendo de forma coletiva e colaborativa, Considerando que o problema é uma ação norteadora para a execução do projeto que visa confeccionar um produto ou solução mais abrangente do que apenas um problema específico.

Fato é que, se o aluno tiver a oportunidade de escolher um problema ou tema pelo qual se interesse, ele ficará bastante motivado em aprender cada vez mais.

Nesse caso, os professores assumem um novo papel: em vez de fornecedores de informação, tornam-se mediadores do conhecimento. 

 O professor William N. Bender, um grande educador da atualidade, escreveu em seu livro Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI.

“Como os alunos têm, em geral, algum poder de escolha em relação ao projeto do seu grupo e aos métodos a serem usados para desenvolvê-los, eles tendem a ter uma motivação muito maior para trabalhar de forma diligente na solução dos problemas“.

Benefícios da ABP

Estimula habilidades como, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe. Competências estas essenciais para o mundo do trabalho.

É um bom modelo para desenvolver não só conhecimentos específicos, mas também as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ainda estimula o trabalho interdisciplinar não se limitando apenas à uma disciplina lecionada.

Dicas para aplicar a Aprendizagem Baseada em Projetos

1 – Observe e mescle a necessidade com a vontade do aluno

Cada aluno vai demonstrar uma necessidade que precisará ser desenvolvida ao mesmo tempo que irá manifestar sua vontade em algum projeto, então cabe ao professor saber aplicar estes dois fatores no projeto a ser executado pelo aluno.

2 – Aplique o conhecimento da maneira mais prática e associativa que puder

O conteúdo a ser inserido como base de conhecimento para o aluno precisa ter uma aplicabilidade real e rápida no projeto. É preciso também que o professor oriente os alunos com exemplos práticos.

3 – Colete feedback constante

Acompanhe o progresso dos alunos de perto e ouça-os, dê atenção e autonomia para eles.

4 – Faça correções e ajustes

Se observar que os alunos estão se distanciando do eixo-aprendizado da aula, o professor deve reconduzi-los para o rumo certo com estímulos e questionamento que os façam pensar e agir.

5 – Avaliação

Ao concluírem o projeto, faça (você professor) uma análise de viabilidade das soluções propostas vendo o quanto se aproximam de uma solução real, e estimule os alunos a continuarem pensando e desenvolvendo a ideia.

6 – Avaliação diagnóstica e recomeço

Concluída esta etapa, o professor precisa testar os conhecimentos absorvidos pelos alunos, por meio de uma avaliação diagnóstica (ou outros testes se for o caso), fazer ajustes se forem necessários e recomeçar o processo agora com uma nova etapa de conteúdo e novas ações norteadoras ou refinamento das anteriores.

Conclusão

A aprendizagem baseada em projetos é uma das mais fortes e cativantes metodologias ativas aplicáveis na realidade do Brasil, por isso, atualize seu processo de ensino incluindo a ABP em seu contexto. Seus alunos vão agradecer.

Venha fazer parte da família OPROFNED

Vamos juntos ajudar a melhorar o mundo com Educação , amor, tecnologia e empreendedorismo.

Related Posts

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »