O processo de aprendizado correto

Prender a atenção de seus alunos está cada vez mais difícil. Concorrer com as distrações virtuais não é tarefa fácil, por isso, aplicar o processo de aprendizado correto é fundamental para o sucesso nas aulas.

Alguns passos para aplicar o processo de aprendizado correto e deixar suas aulas motivadoras

Foco no processo

O processo de aprendizado correto não é uma ação finalística, por isso, você precisa focar no processo e não na conclusão. Afinal, nunca devemos parar de aprender.

Esqueça o foco do aprendizado com objetivo de testar seus alunos em provas. Esse método antigo de avaliação, embora ainda majoritário no Brasil, não é eficaz e muito menos condizente com a dinâmica do mundo atual.

Baseie suas aulas em micro projetos que seus alunos devam concluir durante o processo de ensino-aprendizagem, assim você poderá avalia-los melhor.

Esta metodologia é muito mais próxima da realidade do mundo do trabalho do que meramente fazer uma prova.

Se ainda precisar manter as provas por questões burocráticas, faça-as o mais dissertativas possíveis para dar a oportunidade de seus alunos se expressarem e realmente mostrarem o que estão aprendendo.

Feedback dos alunos

Conheça a realidade de seus alunos antes de definir seu plano pedagógico. Para que suas aulas sejam realmente interessantes, é preciso que o conteúdo seja útil na vida cotidiana de seus alunos.

De nada adiantará aplicar um tipo de conteúdo se estiver fora do contexto do dia a dia de seus alunos.

Mantenha o diálogo constante com seus alunos, afinal, eles devem ser os protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.

Aplique metodologias ativas

O método passivo de ensino, em que os alunos apenas ouvem e replicam, está fadado ao fracasso do aprendizado.

A metodologia atual de ensino-aprendizagem é o aluno participando ativamente do processo de construção do conhecimento.

Uma metodologia ativa necessária hoje por causa do distanciamento é o ensino híbrido:

  • No ensino híbrido os alunos aprendem e interagem com o professor tanto em um ambiente virtual quanto presencial. É muito eficaz se aplicado corretamente.

Existem também:

  • aprendizagem baseada em projetos: o professor passa um desafio para os alunos resolverem. Os alunos, por sua vez, devem buscar informações no conteúdo aprendido e pesquisas próprias.
  • gamificação: uma das mais eficazes metodologias ativas, já que utiliza elementos dos jogos para tornar as aulas divertidas, dinâmicas e interessantes;

Tecnologia

Quase todos as crianças, adolescentes e adultos possuem smartphones e outros dispositivos tecnológicos ligados à internet, porém, dificilmente fazem bom uso destes.

A grande maioria só fica navegando em redes sociais, ou perdendo tempo com coisas que nada têm a acrescentar em seu aprendizado, por isso, busque utilizar esses recursos como complemento do ensino em suas aulas.

Estimule sonhos e experimentações

Utilize os sonhos e aspirações de seus alunos como combustível para ensinar. Procure descobrir o que sonham e aspiram conquistar no mundo do trabalho e faça associações entre o conteúdo de suas aulas e as skill que eles precisarão aprender para se saírem bem no mercado profissional.

Empreendedorismo

Tente estimular o empreendedorismo em seus alunos. Quanto mais procurarem empreender, mais vão dar valor ao aprendizado e mais vão ajudar a melhorar nosso país.

Conclusão

A escola hoje não precisa ser um ambiente que prepara o aluno para a realidade da vida e não apenas uma obrigatoriedade constitucional que toma um grande tempo da vida das pessoas sem acrescentar algo de útil para elas.

Pergunte-se sempre: O que estou ensinado realmente ajudará meus alunos a se destacaram no mercado de trabalho?

Related Posts

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »