Como fazer seu planejamento anual de acordo com a BNCC e com as metodologias ativas

Como fazer seu planejamento anual de acordo com a BNCC e com as metodologias ativas

A cada novo ano letivo você professor precisa elaborar seu planejamento escolar do período e dividi-lo em planos de aulas para cada dia. Nos tempos atuais, essa tarefa se tornou mais desafiadora devido à necessidade da incorporação da BNCC e agora das metodologias ativas.

A BNCC é um documento técnico oficial e obrigatório estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) que se tornou referência para os currículos das redes públicas e particulares de todo país.

Este documento estabelece aprendizagens essenciais que precisam ser trabalhadas em todas as modalidades de ensino oferecidas pelo país, além das 10 competências básicas necessárias em todo currículo. 

As metodologias ativas compõem o novo formato de ensino-aprendizagem que acompanha a dinâmica da sociedade digital em que vivemos.

Portanto, o planejamento anual de acordo com a BNCC e baseado nas metodologias ativas, direciona a forma de ensinar nas escolas brasileiras para que esteja em consonância com os objetivos sociais atuais, tanto no comportamento socioemocional, quanto nas competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.

Veja alguns pontos que precisam ser abordados no processo de como fazer seu planejamento anual de acordo com a BNCC e com as metodologias ativas

Objetivos claros

Você precisa visualizar os objetivos macros que os alunos precisam atingir na conclusão do ano escolar e os objetivos específicos dos ciclos que compõem seu planejamento anual.

Em cada objetivo, a definição precisa estar clara e coerente com a realidade de cada turma e cada aluno.

Recursos corretos

Analise os objetivos almejados e veja se possui os recursos necessários para aplicar nas aulas e alcançar estes objetivos. De nada vai adiantar traçar um objetivo de aprendizado se não houver o recurso necessário para conseguir alcança-lo.

Tecnologia

Seu planejamento precisa ter tecnologia envolvida, especialmente para os trabalhos remotos e de caráter híbrido.

O aluno, ao fazer a transição do ambiente educacional para o profissional, inevitavelmente se deparará com tecnologias que precisará manusear, logo, o quanto mais ele puder ver antecipadamente na escola, melhor.

No curso rápido: GAMIFICANDO SUAS AULAS, você verá um passo a passo para tornar suas aulas divertidas, engajadoras e úteis, o que vai deixar seus alunos melhores preparados para o mundo do trabalho.

Avaliações justas

Você precisa definir intervalos menores de avaliações, evitando provas com conteúdo geral. Crie avaliações o mais diversificadas possíveis.

O conceito de prova, embora ainda amplamente aplicado no Brasil, já vem sendo questionado por muitos especialistas, já que não é um método muito eficaz de medir o aprendizado dos alunos.

Por isso, procure avaliar seus alunos por meio de projetos e outras ações argumentativas que permitam que cada aluno expresse adequadamente o que aprendeu.

Revisões periódicas

Estabeleça aulas que façam a revisão geral de porções de conteúdo menores para evitar que os alunos caiam na curva de esquecimento por falta de prática.

Procure sempre mesclar conceitos aprendidos com os conceitos que estão sendo estudados no momento em projetos e exercícios que os alunos estejam fazendo.

Adaptável

Seu planejamento precisa ser flexível e adaptável, tanto às aulas presenciais, quanto às aulas remotas. Você precisa adaptar o conteúdo às necessidades de cada aluno.

Remotamente é bem mais fácil alcançar essa meta que presencialmente, no entanto, utilizando metodologias ativas como gamificação, por exemplo, é possível atingir bom desempenho em qualquer ambiente.

Embora as aulas presenciais estejam retornando “ao normal”, é bom ter em mente que o ensino híbrido já está implantado e veio para ficar.

Coerente com a realidade

Ao construir seu planejamento pedagógico, leve em consideração a realidade de seus alunos, caso contrário, esse processo conteudista continuará sendo maçante, desinteressante e pouco produtivo.

Estude a realidade de seus alunos e crie exercícios baseados em ações que vão realmente ajuda-los a superarem dificuldades a aprender a criar carreiras promissoras, tanto trabalhando em boas empresas quanto empreendendo.

Conclusão

Somente entendendo a realidade de seus alunos é que você poderá entender como fazer seu planejamento anual de acordo com a BNCC e com metodologias ativas que sejam de grande proveito para eles.

Lembre-se, você está ajudando a formar novos cidadãos conscientes e independentes para nosso país.

Related Posts

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »