Entender a Pirâmide da Aprendizagem pode tornar o aprendizado de seus alunos mais eficiente.
A teoria da Pirâmide de Aprendizagem foi desenvolvida por William Glasser (1925-2013), um psiquiatra norte americano conhecido por diversos estudos a respeito de saúde mental e comportamento humano na área da educação.
Esse estudo trouxe uma mudança no paradigma do ensino: em vez de adotar o estilo expositivo, o mesmo ainda amplamente aplicado na educação brasileira, onde o aluno é um mero ouvinte passivo, utilizar o modo ativo, onde o aluno cocria junto com o professor o próprio aprendizado é sem precedentes muito mais efetivo.
William Glasser definiu assim a pirâmide da aprendizagem:
Entendendo melhor cada tópico
Ler
Apenas ler retem pouco conhecimento. Para fixar grande volume de informação é preciso ler e reler um conteúdo inúmeras vezes até decorar. E se não for praticado o que se aprendeu, logo será esquecido.
Escutar
Conforme o estudo, apenas ouvir retem 20% do conteúdo.
Ver
Ver o conteúdo retem cerca de 30% de informação. Isso porque uma das técnicas que o cérebro utiliza para reter informação é a associação com imagens conhecidas.
Ver e escutar
50% de retenção com essa técnica. Normalmente é a mais utilizada no processo de ensino passivo. O professor passa o conteúdo o e fala sobre ele explicando enquanto mostra algo.
Falar sobre
Essa técnica já representa uma ação das metodologias ativas. Depois que o aluno, lê, vê e ouve sobre o assunto é o momento de explicar com suas próprias palavras o que aprendeu. Isso reforça o conhecimento aprendido com novas ligações criadas pelo fato do aluno ter que se expressar. A retenção de conhecimento já chega à 70%
Prática
Chegamos aos 80% de retenção. A prática utiliza os métodos anteriores mais a associação com conhecimentos que o aluno já possui, pois, a prática do conteúdo aprendido lhe faz utilizar outras habilidades que ajudam a reforçar o aprendizado do novo conteúdo.
Ensinar aos outros
Ensinando outros, o aluno vai precisar explicar de maneiras diferentes o mesmo assunto para atender aos formatos diferentes de aprendizado que cada pessoa possui, logo, a retenção de conhecimento com a experiência de repassar o que aprendeu chega a 90%.
Utilize a Pirâmide da Aprendizagem em seu favor
Assim, entender a Pirâmide da Aprendizagem pode tornar o aprendizado de seus alunos mais eficiente, por isso, mescle todos os processos da pirâmide no seu método de lecionar e em cada aula. Foque nos processos ativos como gamificação das aulas, por exemplo, e seus alunos irão aprender muito mais e com menos esforços seu.
4 thoughts on “Entender a Pirâmide da Aprendizagem pode tornar o aprendizado de seus alunos mais eficiente”