O novo modelo de ensino

O novo modelo de ensino e como se preparar corretamente?

Você já deve ter percebido que o modelo de ensino atual precisa se tornar algo dinâmico para acompanhar as mudanças recentes da sociedade.

Então, compreender como deve ser esse modelo de ensino é importante para estar preparada(o) e conseguir continuar com uma educação de alta qualidade.

Uma das grandes mudanças é quanto às metodologias de aulas. Não é mais produtivo manter a metodologia de ensino passivo, onde os alunos são meros ouvintes: copiam e repetem exercícios.

Agora é preciso lecionar com as metodologias ativas: o aluno deve estar envolvido no processo de construção do conhecimento.

As metodologias ativas

Com as metodologias ativas é possível manter os alunos motivados e engajados nas atividades escolares, o que ajuda garantir o bom aprendizado deixando-os mais preparados para a vida moderna.

O modelo tradicional de sala de aula que conhecemos, o modelo passivo, ainda é o mesmo modelo que teve origem no século 19: carteiras enfileiradas, quadro-negro na frente, professor de pé discursando e alunos sentados escutando.

Esse formato fez sucesso na época por sua capacidade de ensinar vários alunos ao mesmo tempo e com poucos recursos, o que inspirou outros países a adotarem o mesmo padrão, porém, nos tempos atuais, este modelo está fundamentalmente obsoleto.

Se não fossem os acontecimentos que ocorreram em 2020, que obrigou uma mudança repentina no formato das aulas, é possível que esse modelo perdurasse por muito mais tempo ocultando sua ineficácia em preparar os estudantes para o mundo do trabalho atual.

O fato é que com o distanciamento e a necessidade de aulas remotas, a fragilidade e ineficiência desse modelo passivo de aprendizagem foram expostas.

Ainda no século XIX

Do século XIX esse modelo era o ideal e respondia muito bem às necessidades da época, porém, atualmente, esse sistema fabril não tem mais resultados esperados para o ensino.

Os avanços tecnológicos trouxeram a automatização de muitos serviços e a eliminação de postos de trabalhos repetitivos e de linha produção, por isso, o modelo de ensino da era industrial não é mais eficaz hoje.

Os profissionais de agora, e do futuro próximo, precisam ter habilidades para resolver problemas de forma inteligente e criativa.

Em breve todas as profissões precisarão saber, pelo menos um pouco, conceitos de programação e funcionamento da internet das coisas, já que os aparelhos e utensílios ficarão cada vez mais sofisticados.

Por conta dessas tendências, é muito importante que você, Professor(a) busque se aprimorar nas metodologias ativas para preparar melhor nossos alunos para esse mundo do trabalho.

Dentre algumas das principais metodologias ativas de ensino-aprendizagem estão:

Gamificação

É a utilização de recursos de jogos (digitais ou não) em processos fora do contexto do mundo dos jogos propriamente dito.

Além do caráter divertido e engajador, a gamificação aplica conceitos avançados de tecnologia, gestão e empreendedorismo.

Aprendizagem maker

Os alunos aprendem fazendo. Mão na massa é a essência da cultura maker.

Tecnologia

A tecnologia é a máxima do mundo do trabalho. Ela precisa ser inserida no contexto educacional o quanto antes.

Ensino híbrido

Mescla atividades online, em sala de aula e em casa. O aluno executa parte do processo em cada ambiente e depois faz uma revisão integradora junto do professor.

Sala de aula invertida

Como nos outros métodos ativos, a aula é centrada na experiência de aprendizado do aluno.

O professor antecipa o conteúdo, os alunos analisam e estudam incialmente por conta própria, e depois alinham ideias e expectativas sobre o que aprenderam sob o prisma orientador do professor.

E as escolas

Sabemos que a maioria das escolas brasileiras ainda estão muito longe do ambiente ideal para aplicar as metodologias de ensino ativo, por isso, os professores que constroem uma estrutura própria, conseguem contornar estes percalços que são limitadores do aprendizado apropriado.

Com uma estrutura própria, que pode ser criada com recursos gratuitos, o professor consegue oferecer conteúdo de qualidade e de forma contínua para seus alunos, ajudando-os a aprenderem cada vez mais e melhor.

Não é preciso mencionar que um professor com essas características será destaque no seu meio.

Logo, a modernização do modelo de ensino é muito importante, porque torna as aulas mais estimulantes e envolventes.

Com uma estrutura própria, o professor além de ter total controle de suas ações, pode oferecer autonomia no aprendizado também para os alunos, permitindo que se adaptem às mais diversas situações e continuem se desenvolvendo em qualquer ambiente.

Assim, vimos que as aulas do futuro precisam ser dinâmicas, interativas, engajadoras e objetivas, caso contrário, não conseguiremos preparar adequadamente os estudantes para esse mundo do trabalho cada vez mais dinâmico e digital.

Você pode iniciar esse processo gamificando suas aulas, gostaria de saber como? Acesse GAMFICANDO SUAS AULAS e entenda como.

Related Posts

2 thoughts on “O novo modelo de ensino e como se preparar corretamente?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »