Olá querida educadora, querido educador,
Com os acontecimentos atuais (neste ano de 2020), nossa jornada na educação está cada vez mais desafiadora. Precisamos agora, além de já dar conta de tudo o que fazíamos, aprendermos (sem treinamento adequado em quase 100% das ocasiões) diversas ferramentas de tecnologia; algumas já a algum tempo no mercado, outras bem recente.
Devemos aprender (sem tempo e sem treinamento) essas ferramentas para conseguirmos dar nossas aulas e ainda ensinar aos alunos como usá-las.
Muitas dessas ferramentas, impostas pelas instituições a que prestamos serviço, não atendem adequadamente à nossa necessidade pedagógica e, algumas vezes, até atrapalham.
O pior é que temos que usar tipos de ferramentas em umas instituições e outros tipos em outras instituições. Não o bastante, essas ferramentas são apenas para tentar atender parte da nossa demanda pedagógica, no restante do processo temos que nos virar conforme podemos.
Assim fica muito difícil mantermos a qualidade do que ensinamos, pois, não obstante os problemas administrativos/técnicos que enfrentamos nas instituições que trabalhamos, agregados agora à essa imposição mundial de mudança tecnológica, ainda temos os problemas de conseguir compreender e engajar cada aluno, uma vez que, aqui no Brasil, temos muitas vezes que sermos além de educadores: mentores, referência paterna/materna, inspiradores, conselheiros, pacificadores, etc. O que nos faz refletir: O que é Ser Professor nos tempos atuais?
No noticiário só vemos notícias degradadoras da educação:
Reportagem na Isto é falando que a educação do Brasil vai de mal a pior
Demissão de professores e desrespeito (site brasil de fato)
Falta de recursos tecnológicos nas escolas (senado.leg.br)
Não podemos afirmar a veracidade e integridade dos texto, porém, se foi escrito é porque houve alguma situação que possibilitou isso.
Mundialmente o Brasil está em último no ranking de educação dos países avaliados:
Brasil é ultimo em educação em ranking
A única forma de mudar isso é com a valorização dos professores.
Valorização não refere-se apenas à uma remuneração justa pelo trabalho fantástico que escolherem exercer, pois ser professor não é apenas ter a profissão de educador, é exercer um chamado de Deus para a evolução da humanidade, pois não há como a humanidade evoluir e prosperar, e nem mesmo ter inovação tecnológico, sem a educação. Valorização inclui condições favoráveis para a prática do lecionar, treinamento nas ferramentas necessárias e, o principal, ouvir o que os professores têm a dizer, pois, somente os professores sabem o que se passa nas salas de aula e como fazer para melhorar e intensificar a qualidade do ensino.
Infelizmente sabemos que essa valorização não ocorre como devido, pelo menos em países como o Brasil. Exemplo dessa falta de respeito é mostrada na reportagem do jornal otempo:
Brasil é o país com menor valorização dos professores, aponta estudo
Já em países como a Finlândia, essa valorização ocorre de forma adequada, não é à toa que o país está sempre nos TOP 5 da educação mundial.
Por essa falta de valorização, muitos educadores acabam por abandonar o chamado do coração para se dedicaram a algo que lhes tragam melhores condições para uma vida mais digna.
É de conhecimento de todos que os professores brasileiros são os que mais sofre para poderem exercer a profissão, por exemplo:
Reportagem do G1 dizendo que professores brasileiros são os mais agredidos mundialmente
A saúde mental desses profissionais nunca foi tão prejudicada. Basta uma pesquisa rápida para ver em vários sites dados apontando que o número de afastamento destes profissionais da educação só tem aumentado por problemas e estresse, depressão, dentre outros tormentos.
O mais triste de tudo isso é que, apesar de todas as dificuldades, esses guerreiros continuam buscando fazer seus melhores; continuam buscando o que está ao alcance para que seus alunos aprendam da melhor maneira possível e consigam, além do conhecimento básico para continuarem os estudos ou se profissionalizarem, se tornarem cidadãos de bem.
Novamente, ser professor não é apenas ser um profissional da educação; é atender à um chamado Divino que dá continuidade à vida, já que, o conhecimento melhora a vida e não há conhecimento sem a arte de educar.
O que está sendo feito?
Hoje em dia existem, ao menos, iniciativas para colaborar com a capacitação tecnológica dos professores e a OPROFNED é um exemplo disso. Estamos buscando ajudar, da melhor maneira possível, a melhorar a capacitação dos educadores na transformação digital que o mundo está passando agora e, para isso, precisamos muito da sua ajuda nessa empreitada.