Os indicadores de desempenho (Gráficos KPI’s) são uma maneira estratégica de medir o progresso dos alunos e os resultados educacionais de suas turmas.
Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), ou indicadores-chave de desempenho, eles são fundamentais para monitorar a efetividade de vários processos de ensino.
Isso porque a partir das informações oferecidas pelas métricas de desempenho escolar, os professores conseguem estruturar melhor suas ações, direcionando esforços para aspectos mais estratégicos do ensino e identificando áreas em que os alunos precisam de mais suporte e atenção.
A utilização destes indicadores também pode revelar lacunas de aprendizado que não seriam visíveis apenas em meio aos dados do dia a dia de sua rotina pedagógica.
Vamos ver alguns exemplos:
1 – Pontuação em avaliações:
A pontuação obtida pelo aluno em testes, provas, trabalhos e outras avaliações.
Esse KPI pode ser usada para avaliar o nível de compreensão do aluno em relação ao material apresentado e sua habilidade em aplicar esse conhecimento.
2 – Frequência de participação:
A frequência com que o aluno participa das aulas, trabalhos em grupo e outras atividades de sala de aula.
Esse KPI pode indicar o nível de envolvimento e interesse do aluno em relação ao curso, uma vez que, só estar na sala de aula não significa participação.
3 – Nível de alfabetização:
A capacidade do aluno em ler e escrever com eficácia em seu nível de série.
Esse KPI é particularmente importante para alunos do ensino fundamental, já que a alfabetização é a base para o sucesso acadêmico.
4 – Taxa de retenção de informações:
A capacidade do aluno em reter e aplicar informações apresentadas durante o curso.
Esse KPI pode ser avaliado por meio de testes de memória e aplicação de conceitos aprendidos, bem como associações com outros termos que demonstrem passagem de conhecimento.
5 – Nível de engajamento dos pais:
A participação ativa dos pais ou responsáveis na educação do aluno, incluindo comparecimento a reuniões escolares, comunicação regular com professores e envolvimento em atividades extracurriculares.
Esse KPI pode indicar o nível de apoio e incentivo que o aluno recebe em casa.
6 – Taxa de frequência:
A porcentagem de dias em que o aluno compareceu às aulas.
Esse KPI pode indicar a frequência com que o aluno está presente na escola e engajado nas atividades acadêmicas, já que se faltar muito indica algum problema.
7 – Taxa de conclusão:
A porcentagem de alunos que concluem o ano letivo com sucesso.
Esse KPI pode ajudar a medir a eficácia geral da escola em manter os alunos motivados e envolvidos, bem como avaliar o desempenho do aluno em relação a seus objetivos de aprendizagem.
8 – Feedback dos professores:
As opiniões e comentários dos professores sobre o desempenho do aluno.
Esse KPI pode fornecer informações valiosas sobre o nível de compreensão do aluno em relação ao material e identificar áreas que precisam de mais atenção e foco.
Enfim, este são apenas alguns exemplos de métricas que podem ser avaliadas. A escolha final dependerá dos objetivos específicos da escola e do que se deseja avaliar.
Gerando gráficos KPI’s
Para gerar um gráfico que analise os indicadores de desempenho (Gráficos KPI’s), você pode seguir os seguintes passos:
1 – Defina o objetivo:
Primeiramente você precisa ter claro o objetivo que deseja alcançar com o KPI. Qual informação você quer analisar?
2 – Selecione os dados:
para criar o gráfico KPI, você precisa selecionar os dados relevantes que serão apresentados. Por exemplo, se você deseja mostrar a evolução do desempenho dos alunos em uma turma ao longo do tempo, precisará coletar esses dados e organizá-los em uma planilha.
3 – Escolha o tipo de gráfico:
existem vários tipos de gráficos KPI, como gráficos de barras, gráficos de pizza, gráficos de linhas, entre outros.
Escolha o tipo de gráfico que melhor se adequa ao objetivo do KPI e aos dados que você selecionou.
4 – Crie o gráfico:
com as informações selecionadas e o tipo de gráfico escolhido, é hora de criar o gráfico KPI.
Insira os dados na ferramenta selecionada e escolha as opções de formatação, cores, títulos e legendas.
5 – Interprete os resultados:
O gráfico KPI é uma ferramenta para ajudar a interpretar os resultados.
Analise os dados apresentados e identifique os padrões e tendências que o gráfico mostra.
Lembre-se que um gráfico KPI deve ser fácil de ler e entender, deve apresentar informações relevantes e ser atualizado regularmente para que possa ser usado como uma ferramenta eficaz de monitoramento e tomada de decisão.
De posse dessas informações, você terá a certeza de quais tópicos precisa trabalhar e a confiança de estar tomando as melhores medidas para otimizar o aprendizado de seus alunos.
Por isso, você precisa ter uma estrutura online que lhe forneça estas informações em tempo real e que seja facilmente adaptável para os cenários em que estiver trabalhando. Então te convido a fazer parte do projeto O Professor da Nova Era Digital.