Qual é o melhor estilo de aprendizagem para seus alunos

Qual é o melhor estilo de aprendizagem para seus alunos

Você sabia que é possível fazer seus alunos aprenderem mais e melhor entendendo o estilo de aprendizagem de cada um?

Então neste artigo vou lhe mostrar como descobrir o estilo de aprendizado de seus alunos e utilizar isso como potencializador do aprendizado deles

Cada aluno possui um estilo de aprendizado diferente, baseado em suas características próprias.

Estas características envolvem, além da personalidade:

  • as interações sociais,
  • gostos,
  • e singularidades na maneira de reter informações.

Aplicando conteúdo e exercícios personalizados baseando-se no estilo de aprendizado de seus alunos, fará com que eles retenham as informações com maior facilidade, aumentando inclusive o interesse e o foco nos estudos.

Estilos de aprendizagem

Compreender melhor como o cérebro aprende irá lhe ajudar a deixar suas aulas mais personalizadas, dinâmicas e produtivas.

Existem algumas formas básicas de aprendizado, aqui vou destacar 3 delas: a auditiva, a cinestésica e a visual. 

1. Aprendizagem auditiva

Seu aluno está sempre com fone de ouvido? Fala o tempo todo de música? Lembra com facilidade de alguma coisa que você disse? Costuma sussurrar as palavras enquanto lê algo pra si mesmo? Faz perguntas em voz alta, mesmo aquelas mais óbvias?

Estes são alguns dos indícios de que o estilo de aprendizado deste aluno é o auditivo. Isto significa que este tipo de aluno tem o pensamento estruturado por meio de palavras e retem melhor o conhecimento quando escuta e fala sobre o assunto.

Você pode potencializar o aprendizado dele incentivando-o a fazer uma música, recitar uma poesia, ler em voz alta os textos (desde que em momento oportuno) etc. Tudo o que o faça falar a respeito do assunto. Este tipo de aluno precisa verbalizar seus pensamentos, ouvir sua própria voz para conseguir fixar a informação.

Grupos de debates são ideias para este tipo de aluno poder verbalizar suas ideias e fixas o conteúdo aprendido por meio da repetição sonora. Aplique também métodos como:

  • Entrevistas
  • Palestras
  • Seminários

Enfim, faça seu aluno falar o que ouviu.

2. Aprendizado cinestésico

O Aluno que possui o estilo de aprendizado cinestésico adora praticar exercícios, gosta de ficar rabiscando o caderno enquanto assiste às aulas, é bastante inquieto na cadeira e prefere fazer aulas práticas ao invés de ler um texto para responder alguma questão. Este aluno tem facilidade em aprender fazendo.

Uma forma de potencializar a aprendizagem dele é incentivá-lo a fazer representações gráficas sobre a matéria aprendida ou desenhos de mapas mentais para estudar.

Ele precisa de interação física: precisa movimentar o corpo e tocar nas coisas. Inclua então, sempre que possível, elementos como:

  • Experiências em laboratórios
  • Encenações
  • Demonstrações
  • Atividades ao ar livre
  • Prototipação

Se você tiver muitos alunos com este perfil de aprendizado, é uma ótima tática, também, fazer um ou dois intervalos de 3 a 5 minutos durante aulas muito teóricas para se levantar e praticar um alongamento. Isso renovará o foco deles na aula.

3. Aprendizado visual

Este tipo de aluno gosta de ler e presta mais atenção ao que o professor está mostrando do que dizendo.

Ele costuma anotar um passo-a-passo de tudo o que está fazendo, além de criar desenhos para associar com a matéria.

Enquanto o professor está falando, ele está anotando alguma coisa ou fazendo algum tipo de desenho que represente visualmente o conteúdo. 

Os estudantes visuais aprendem melhor quando precisam anotar as coisas e gostam de usar canetas coloridas e lápis para fazer suas anotações, assim conseguem organizar e reconhecer mais facilmente as informações principais.

 Para potencializar o aprendizado deste tipo de aluno é interessante incentivá-los a escrever tudo que o aprenderam com as próprias palavras e fazer qualquer tipo de representação gráfica.

Então, ao lecionar, procure incluir em seu conteúdo recursos visuais como:

  • Gráficos
  • Tabelas
  • Vídeos
  • Imagens
  • Diagramas
  • Mapas
  • Símbolos
  • Listas

 Porque identificar o estilo de aprendizado de cada aluno

Neste momento você já deve ter percebido como os estilos de aprendizados podem ser usados de uma maneira poderosa para criar modelos educacionais que potencializem o desenvolvimento de seus alunos.

Então, entendendo que cada aluno tem facilidade em aprender de uma forma diferente, você pode elaborar uma maneira mais assertiva para maximizar o potencial de aprendizado de cada um.

O conhecimento sobre os tipos de aprendizagem proporciona um modo mais fácil e engajador de ensinar, adaptando o ambiente educacional aos estilos de aprendizagem diferentes de cada aluno com o objetivo de obter mais qualidade no ensino.

É claro que a melhor maneira de ensinar é juntar todos estes métodos na mesma aula, incentivando e potencializando assim o aprendizado de todos os alunos, pois, ao mesmo tempo que instiga o lado forte do aprendizado de cada um, reforça os ensinamentos estimulando os outros sentidos receptores deles.

Conclusão

Não dá para ter certeza do melhor tipo de aprendizado de cada aluno sem fazer alguns muitos testes, por isso, crie sempre exercícios com os três estilos de aprendizagem para ver com quais seus alunos vão se identificando mais e, assim, você pode personalizar o ensino de cada um incentivando seus pontos forte de aprendizado.

Saber quais são os estilos de aprendizagem é uma informação fundamental para direcionar onde seus alunos podem dedicar mais esforço.

Desse modo, é possível obter resultados melhores, mais desempenho e evolução por parte dos alunos. 

Na próxima aula vamos aprender como utilizar formulários digitais para criar estes tipos de exercícios e ver os estilos de aprendizados predominantes em cada turma sua.

Veja mais conteúdo no canal do YouTube

Related Posts

2 thoughts on “Qual é o melhor estilo de aprendizagem para seus alunos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »