O que é o ensino híbrido?
O Ensino Híbrido é a união de elementos do ensino presencial a recursos digitais que permitem o aluno estudar o conteúdo tanto na sala de aula quanto em casa ou em outro lugar externo à escola.
Quais são os benefícios práticos de adotar um modelo híbrido?
Autonomia
Tornar os alunos mais autônomos em relação ao aprendizado e estudo já que estimula o incentivo de pesquisa e estudo independente com tecnologias e ferramentas a disposição.
Essa autonomia é fundamental para a construção do conhecimento, uma vez que cada indivíduo aprende de maneira diferente e em um tempo diferente.
Dinamismo
As aulas tendem a ser menos expositivas e mais participativas.
Flexibilidade
Permite a flexibilidade de horário e ambiente para estudar, sem perder o contato da sala de aula.
É possível ter trilhas de aprendizagem personalizadas para cada aluno, além de exercícios extras que ajudam a reforçar o conhecimento.
Isso é um reflexo da autonomia proporcionada pelo formato digital que permite que o aluno revise conteúdos no seu tempo, onde e quantas vezes forem necessárias, e depois tire dúvidas com o professor na sala de aula ou em um contato virtual.
Otimiza o tempo do professor
Após construído e postado online o material de estudo, o professor não precisa ficar repetindo esse conteúdo em cada aula e cada turma diferente. Basta direcionar o aluno para o acesso online do conteúdo.
Muitos exercícios podem ter correção automática e com resultado instantâneo para o aluno.
O processo de lecionar mudou
O ensino remoto, híbrido e à distância serão cada vez mais constantes no processo de aprendizagem. Na pesquisa realizada pela Pearson, os dados corroboram essa afirmação.
Contexto do ensino híbrido
Para a aplicação do ensino híbrido é possível utilizar alguns modelos e formatos de aula.
Estes formatos mesclam: aulas presenciais com virtuais síncronas e assíncronas. O planejamento escolar, com seus planos de aulas bem arquitetados para se utilizar estes recursos, o sucesso no aprendizado dos alunos é praticamente certo, tanto para os alunos que estão dentro do tempo estipulado como ideal, quanto para os alunos que precisam de um pouco mais de tempo para compreender a matéria.
Modelos aplicáveis no ensino híbrido.
Sala de aula invertida
O material é disponibilizado antes da aula presencial para o aluno procurar entender o conteúdo por meio de seus próprios esforços (direcionados pelo professor é claro) e tira dúvidas com o professor presencialmente ou em uma aula síncrona.
Rotacional por estações
De forma alternada, a turma é dividida em grupos, sendo que em alguns determinados momentos, os alunos realizam atividades em uma estação e depois fazem novas atividades em outra estação de trabalho. Depois de um tempo há a rotação dos grupos novamente para continuarem com a rotação.
Flex
Flex dá protagonismo ao aluno e coloca o professor na posição de tutor e mediador para tirar dúvidas, motivar e organizar o estudo.
Formação continuada de professores
Diante das inovações tecnológicas constantes, fica ainda mais evidente a importância da formação continuada dos professores para que eles utilizem as tecnologias disponíveis para integrar o novo modelo de aprendizado.
As tecnologias digitais, se utilizadas corretamente, podem ajudar na personalização do ensino aprendizagem e como consequência, levar um ganho excepcional para os estudantes e docentes.
Conclusão
A tecnologia é forte aliada do professor no processo educacional. Fazendo bom uso delas, e das metodologias ativas, as chances de os alunos precisarem de reforço escolar diminuem drasticamente.
Do mesmo modo, se houver a necessidade de reforço escolar para o aluno, a qualidade do ensino do professor sobe muito se houver a utilização das tecnologias disponíveis.
Venha fazer parte desta família
Vamos juntos ajudar a melhorar o mundo com Educação, amor, tecnologia e empreendedorismo.
SITE OFICIAL
BLOG OFICIAL
CANAL DO YOUTUBE
EDUCAÇÃO GAMIFICADA
DOWNLOADS FERRAMENTAS (NOVAS)
DOWNLOADS FERRAMENTAS (MODELO ANTIGO)
FACEBOOK
INSTAGRAM
LINKEDIN
TWITTER
PINTEREST
TUMBLR