5 Modelos de avaliações mais eficazes

5 modelos de avaliação que podem ser melhores que as provas convencionais

Durante muitos anos o processo de avaliação do aprendizado tem sido por meio de provas, porém, avaliar o conhecimento de alguém vai muito além de aplicar apenas provas de múltipla escola e discursivas, orais (no formato de pergunta e respostas) ou outras maneiras tradicionais de acompanhar seu desempenho.

O tema prova sempre será algo aterrorizante para a maioria dos alunos, por isso é preciso que o modelo atual de provas seja atualizado para um modelo mais dinâmico, produtivo e condizente com essa nova Era Digital.

O problema

Esse formato de avaliação por meio de provas não é totalmente justo com os alunos, pois existe o fenômeno da “ansiedade nas provas”, chamado em inglês de test anxiety. Que faz com que alunos, mesmo dominando o conteúdo lecionado, se saiam mal nas provas.

Existem vários outros estudos publicados que tratam do assunto pelo mundo, inclusive no Brasil como no exemplo no boletim da academia paulista de Psicologia.

O problema da ansiedade é tão sério que é inclusive retratado como o mal do século pelo autor Augusto Cury em seu livro: Ansiedade: Como enfrentar o mal do século.

E, de fato, o modelo atual de avaliação é motivo de muita ansiedade.

É preciso mudar

Como esse modelo é tão prejudicial para muitos alunos em escalas diferentes, inovar na hora de avalia-los pode ser um caminho muito promissor para verificar de maneira mais eficaz o aprendizado e a absorção do conhecimento.

Com o avanço da tecnologia e o uso das metodologias ativas, aplicar meios mais eficientes de avaliar o aprendizado dos alunos se tornou algo mais simples do que se poderia pensar a alguns anos.

Com uma abordagem diferenciada, os professores conseguem avaliar seus alunos com a mesma precisão e eficiência, além de reduzir sensivelmente o fenômeno da ansiedade nas provas que os fazem ter um desempenho bem aquém de suas reais capacidades.

E dito de passagem, no mundo coorporativo, no mundo empresarial, o que realmente vale não é provar que sabe em um determinado momento a resposta correta, o que realmente vale é saber procurar a resposta correta para a solução do problema em questão.

Aqui vamos de encontro a outro fato bem mais relevante do que saber a resposta correta à uma questão aleatória em um determinando momento, que é saber como pesquisar corretamente pela resposta na internet.

Enfim, alguns modelos são que podem substituir com maior eficácia o modelo tradicional de provas múltipla escola ou discursivas são:

1 – Resumos

O aluno pode ir fazendo resumos com suas próprias palavras dos conteúdos aprendidos e deixando anotados em um caderno ou unidade de armazenamento online, para posterior análise do professor em um debate com o aluno.

Neste ponto o aluno deve associar o máximo possível o tema aprendido com atividades de sua realidade do dia a dia.

2 – Avaliação gamificada

Com avaliações gamificadas, o aluno nem perceberá que está fazendo uma prova, já que ele estará achando que está em um jogo.

As avaliações gamificadas só precisam estar dentro de um contexto de sequência didática que leve o aluno por uma trilha analítica do conhecimento sem que gere lacunas falhas de conhecimentos.

3 – Debates e fóruns

Os alunos podem criar debates para explicar o que aprenderam em determinado tema.

Podem defender seus pontos de vista a respeito do tema e incrementar algo que aprenderem além do normal.

4 – Projetos

Os alunos desenvolvem um projeto sobre o tema aprendido. Promovem a resolução de algum problema aplicando os conceitos aprendidos em um conjunto determinado de aulas.

5 – Colaborações online

Os alunos podem criar um projeto colaborativo online onde cada um assume um papel dentro do projeto, porém, participa de todos os outros papeis para compreender o que cada ação irá realizar.

Não é só isso

É claro que estas avaliações precisam ser adaptadas à faixa etária de cada aluno e aplicada convenientemente dentro da compreensão regionalizada.

Você professora (e você professor), pode criar e adaptar modelos mais convenientes e pertinentes levando em consideração as habilidades de seus alunos, e as necessidades social e comercial da região.

Podem ser considerados também como meios de avalição: apresentações teatrais, formatos de entrevistas, simulações de trabalhos em uma empresa, etc.

Quanto mais associado com a realidade da vida do aluno for o processo de avaliação, melhor será o aproveitamento dele e melhor o professor conseguirá avaliar o desempenho e assimilação de conteúdo, já que não haverá sabotagem por causa da ansiedade de prova.

Venha fazer parte da família OPROFNED

Vamos juntos ajudar a melhorar o mundo com Educação, amor, tecnologia e empreendedorismo!

SITE OFICIAL
BLOG OFICIAL
CANAL DO YOUTUBE
EDUCAÇÃO GAMIFICADA
DOWNLOADS FERRAMENTAS (NOVAS)
DOWNLOADS FERRAMENTAS (MODELO ANTIGO)
FACEBOOK
INSTAGRAM
LINKEDIN
TWITTER
PINTEREST
TUMBLR

Related Posts

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »