Automatização de tarefas

A automatização de tarefas e processos é um ponto chave no sucesso dos profissionais e das empresas de hoje.

A automatização de tarefas otimiza o tempo gasto na preparação de materiais, na correção de provas, exercícios e em outras tarefas rotineiras do professor.

O que é automatização de tarefas?

A automatização das tarefas rotineiras do professor é configurar softwares e aplicativos para realizar as atividades que o professor precisa executar repetidamente durante seu dia. Por exemplo, registro de planos de aula.

Como as máquinas ficam responsáveis por realizar essas atividades repetitivas, os professores passam a ter mais tempo para se dedicar a outras atividades mais importantes.

Benefícios da automatização de tarefas

Quando tarefas necessárias, porém repetitivas, são realizadas por ferramentas digitais, o professor ganha em tempo e produtividade. Fica menos suscetível a falhas de cálculos e todas as informações ficam mais organizadas.

Facilidades para atender os alunos

Com menos tarefas repetitivas como preencher diário de classe aluno por aluno e corrigir provas e exercícios, o professor consegue ter mais tempo para se dedicar às necessidades pontuais dos alunos e a melhorar e dinamizar suas aulas aplicando as metodologias ativas. Em especial a gamificação que também utiliza a automatização de tarefas.

A automatização de tarefas é capaz de fazer o controle dessas questões e de outras de ordem burocrática.

Segurança das informações

Com os dados das atividades dos alunos registrados em programas ou aplicativos digitais: uma planilha por exemplo, a integridade das informações é mais assertiva.

O Professor pode resgar estas informações apenas abrindo um arquivo digital. Todos os cálculos são realizados automaticamente evitando-se assim erros.

Ganho expressivo de tempo

A automatização de tarefas pode agilizar a vida dos professores em várias ocasiões.

Se tiver um modelo de exercício salvo, basta replicá-lo para os alunos nos momentos oportunos.

Se tiver seu material didático salvo em um ambiente online, pode simplesmente disponibilizá-lo para que o aluno acesse de onde estiver e a qualquer hora do dia, bastando estar em um local com acesso à internet.

Notoriedade na área

Professores que utilizam a tecnologia a seu favor tendem a se destacar em seu ambiente de trabalho.

Como fazer a automatização de tarefas?

Primeiramente o professor precisa mapear as atividades que são rotineiras e repetitivas e quais informações são tratadas nessas rotinas.

Registro de notas

Por exemplo, o registro do somatório das notas de exercícios e provas realizadas pelos alunos. Neste caso, o professor pode ter uma planilha de dados com campos para inserir as notas obtidas em cada exercício e, com uma fórmula, conseguir o somatório no final automaticamente.

Aulas e exposição de conteúdo repetido

As aulas que precisam ser repetidas para várias turmas ou períodos, podem ser gravadas e disponibilizadas em uma plataforma de streaming (Youtube por exemplo) para que os alunos tenham acesso a qualquer hora.

Coleta de informações

Informações que precisam ser coletadas dos alunos ou responsáveis podem ser realizadas por meio de formulário online (Forms do Google, por exemplo) e depois tabulados em uma planilha para visualização rápida das informações.

Muitas outras formas de automatização de tarefas podem ser identificas pelo professor, bastando que sejam mapeados os processos dessas tarefas.

Conclusão

Quanto mais usada a tecnologia de forma inteligente na rotina do professor, mais tempo e produtividade ele ganha.

Por isso, busque aprender e aplicar a tecnologia em suas aulas.

Related Posts

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »