novas tecnologias

Professor, você tem medo das novas tecnologias?

Professor, você tem medo das novas tecnologias?

Se você professor(a) já estava lecionando antes das startups entrarem na moda, e por causa disso acredita que tecnologia é coisa para as novas gerações, é melhor repensar esta crença limitante.

Atualmente estamos vivendo o paradigma de que tudo tem um envolvimento digital, e isso pode implicar a suposição de que as novas gerações estão bem integradas com as tecnologias, mas não é bem assim.

A cada ano que passa, os alunos que entram nas escolas estão mais nativos digitais, isto é, têm maior interatividade com os dispositivos tecnológicos expostos à sociedade. No entanto, isso não significa que eles saibam utilizar estes recursos adequadamente e para todos os fins que foram criados.

Geração digital sim, mas não especialista

Embora vejamos praticamente todos os adolescentes e crianças (que vivem em um ambiente financeiro que permita isso) jogando ou navegando em redes sociais com seus smartphones, não necessariamente sabem fazer uso produtivo das tecnologias.

A grande maioria mal sabe utilizar uma planilha de cálculos ou criar um texto em um processador de texto. Então, o fato de ficarem horas e horas assistindo vídeos, comentando posts sem sentido em redes sociais, não os fazem experts no uso das tecnologias com propósito educacional.

O Professor continua sendo a chave para o sucesso do aprendizado

Assim, os professores que precisam aprender sobre as tecnologias têm vantagem sobre a geração nativo-digital devido ao amplo conhecimento já adquirido e senso crítico apurado.

O que limita o aprendizado das novas tecnologias para as gerações antecedentes às gerações nativo-digital é meramente a crença limitante de que é difícil.

E além de aprender, o professor precisa incluir em seu planejamento o uso das novas tecnologias para um ensino-aprendizagem mais alinhado ao perfil das demandas do novo mundo do trabalho, por que a maioria dos jovens de hoje estão se formando sem saber fazer uso produtivo das tecnologias necessárias para se ter um bom emprego ou iniciar um empreendimento.

Metodologias ativas

Fazendo uso das metodologias ativas, você professor(a) utiliza o NOVO MODELO DE ENSINO e pode ensinar skills muito apreciadas pelo mundo do trabalho aos seus alunos ao mesmo tempo em que você se aprimora no uso de tecnologias em seu processo de ensino e ganha em produtividades, assertividade e tempo livre, já que deixará muitas atividades automatizadas.

Pense em GAMIFICAR SUAS AULAS para tirar maior proveito das tecnologias e dos desejos intrínsecos por jogos inerentes ao todo ser humano.

Conclusão

Sabendo se suas vantagens cognitivas em relação à dita geração nativo-digital, eu repito a pergunta: Professor, você tem medo das novas tecnologias?

Related Posts

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »